• Telefone:
    62 3596 2624

Material Rodante ITM

16janeiro

Material Rodante ITM

Material Rodante é o nome dado para o conjunto de equipamentos como; correntes, roletes, rodas guia, sapatas, segmentos, entre outros.

O Material Rodante é um dos sistemas mais importantes do equipamento e sem dúvida está entre os sistemas que mais sofrem desgaste e sua manutenção está entre as mais caras, por isso deve ser revisado periodicamente para manter o seu perfeito funcionamento, evitando desgastes precoces e aumentando a vida útil, não só dele como do componente que trabalha em conjunto, pois trabalham em contato direto um com o outro.

Existem pontos de atenção em relação ao material rodante. O primeiro deles diz respeito à determinação do tipo de esteira adequada. A severidade da aplicação, aliás, acaba determinando a escolha do tipo de sapata e de outras peças do material rodante. A abrasividade típica dos solos arenosos, por exemplo, cuja ação se potencializa com a umidade, ocasiona o desgaste de pinos, elos, buchas e sapatas. Já os impactos decorrentes de operações em terrenos rochosos podem resultar em trincas nesses componentes.

Nesse último caso, é recomendável o uso de sapatas reforçadas, com uma camada de aço mais espessa e garras mais robustas. A inspeção do material rodante, ao final de cada turno de trabalho, com a sua lavagem para a remoção de detritos, é outro procedimento que deve ser seguido. Operações em aclives, declives e superfícies irregulares também representam riscos à integridade da esteira e de seus componentes e precisam ser cuidadosamente planejadas.

Entre os componentes de materiais rodantes, os roletes estão sujeitos ao maior desgaste nos trabalhos de terraplanagem, enquanto as sapatas deformam mais rapidamente nos serviços em pedreiras.

Outra consideração importante diz respeito aos tratores, que se movimentam muito durante as operações, diferentemente das escavadeiras e guindastes, que trabalham praticamente parados. Com isso, o material rodante dos primeiros apresenta desgaste mais acelerado.

A atenção também precisa estar focada no conjunto e não somente nos componentes. É o caso do tensionamento da corrente (colar da esteira) nas peças do material rodante: se estiver muito esticada, levará ao desgaste prematuro das buchas, entre outros dispositivos. Caso esteja frouxa, comprometerá as abas dos roletes, danificando-os. Por isso, a recomendação mais assertiva é a de verificar periodicamente a tensão da corrente. Quando acima do indicado, o tensionamento leva a um atrito desnecessário com os dentes da roda motriz. Abaixo do adequado, o tensionamento deixa a corrente frouxa e ela desgasta os dentes da roda-motriz, além da roda guia e dos próprios roletes.

A marca ITM oferece em seu Material Rodante, qualidade, agilidade, comprometimento aos seus clientes, e soluções na amplificação de seu material, objetivando maior confiabilidade, aumento da produção, redução de custos e a garantia de contar com produtos e serviços de alta qualidade.

A MPG Tratores e Equipamentos e a MPG Metalurgia são empresas do Grupo MPG especializadas em material rodante de máquinas da marca ITM.

FONTE: ITM

Posted by maktractor  Posted on 16 jan 
  • premium, theme, wp theme
  • Post Comments 0

    Drop us a line